A prefeitura de Caetité, no sudoeste baiano, publicou um decreto, na última segunda-feira, dia 04, autorizando a reabertura de estabelecimentos comerciais, desde que adotando medidas de distanciamento, visando evitar a proliferação do novo coronavírus. O comércio deverá funcionar apenas de segunda a sexta, entre 8h e 18h.
Segundo o decreto, estabelecimentos com até 100 metros quadrados só poderão atender uma pessoa por vez, enquanto comércios maiores que isso apenas estão autorizados a receber três pessoas ao mesmo tempo. Além disso, funcionários e clientes devem obrigatoriamente utilizar máscaras, diminuindo a chance de transmissão e contágio.
A gestão municipal promete que, caso haja a constatação de cobrança de preços abusivos de produtos e serviços essenciais à população, serão tomadas as providências para sua cessação imediata, com cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento. Também está liberada a feira livre do município, que poderá ocorrer de terça a sexta, das 6h às 18h. As barracas devem obedecer ao espaçamento mínimo de dois metros e meio entre elas.
A prefeitura considera ainda a possibilidade de impor um rodízio entre os feirantes, para garantir o distanciamento. Caetité não possui nenhum caso confirmado do novo coronavírus. Segundo o último boletim divulgado pela prefeitura local, na terça-feira, dia 05, 87 pessoas estão sendo monitoradas, visto que retornaram de viagem de cidades com casos positivos ou apresentaram sintomas da Covid-19.
Bahia Noticias