Um “apagão” nacional afetou a Bahia e várias cidades ficaram sem energia elétrica na manhã desta terça-feira, dia 15. A CCR Metrô Bahia, responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, informou que o metrô foi evacuado e as operações estão temporariamente suspensas. A falta de energia elétrica foi constatada às 8h31 e começou a ser restabelecida por volta das 10h20. A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, afirmou que todos os municípios dos estados foram afetados.
A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, afirmou que o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece, gradativamente, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Até 11h, conforme a Coelba, cerca de 30% dos consumidores inicialmente afetados na Bahia foram normalizados. Cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e parte da capital baiana já foram normalizadas.
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que até 10hh22, 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste estava normalizada. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a operação dos sistemas de abastecimento de água dos 367 municípios onde a empresa atua foi afetada pelo “apagão”. O serviço será retomado de forma gradativa.
A CCR Metrô Bahia informou que todos as pessoas que estavam nas estações foram orientadas a evacuar as plataformas no momento da ocorrência, assim como as que estavam dentro dos vagões, que foram encaminhados com segurança para as plataformas mais próximas. Um vídeo mostra o momento em que os passageiros andaram sobre os trilhos. Os acessos às estações do metrô de Salvador seguem fechados até o reestabelecimento total da energia elétrica. O Elevador Lacerda, importante ponto turístico e meio de transporte da capital, também está parado.
Por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a Prefeitura de Salvador divulgou o esquema de operação especial para atender as pessoas. Os usuários do metrô que não puderam utilizar o transporte contam com linhas especiais que ligam os terminais Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa.
As linhas que operam na região do Vale dos Barris estão atendendo a Estação da Lapa. O BRT segue com operação normal e agentes da Semob estão nas ruas para prestar orientações e evitar transtornos. Já os ascensores da capital baiana, Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar ficaram sem funcionar.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que os hospitais da rede estadual têm geradores que garantem o funcionamento dos serviços essenciais das unidades, como equipamentos das UTIs e dos centros cirúrgicos. Já Concessionária do Aeroporto de Salvador informou que, por causa do apagão nacional, o terminal aéreo da capital baiana funcionou com o uso de geradores. Pousos e decolagens operaram normalmente.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão nacional registrado em várias cidades do Brasil afeta as regiões Nordeste, Norte e Sudeste. A interrupção de energia ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste. De acordo com o ONS, as causas dessa ocorrência ainda estão sendo apuradas. O Operador Nacional informou ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e que 6 mil MW já foram recompostos. Não há previsão para a recomposição total.
G1


Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo 
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
PM
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Lívia Villas Boas / CBF
Foto: Letícia Martins/EC Bahia
Foto: Arquivo Pesssoal
Imagem de Laura Artal por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa | Foto Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
PM
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Imagem Ilustrativa | Foto: lil_foot/ Pixabay
Foto: Milena Monteiro - Secti BA
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Imagem de spoiu23 por Pixabay
Arquivo Tribuna do Recôncavo / 2019
Foto: André Fofano
Foto: André Frutuôso
Imagem ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Douglas Amaral
PRF
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Colin Behrens por Pixabay
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Thomas G. de Pixabay
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Felphs Oliveira/EC Vitória
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Video
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Foto: André Fofano
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem por jeferrb do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Foto: André Frutuôso
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem: WhatsApp Mídia Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
PC
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Video
Foto: Rebeca Falcao SeagriBA
Video
Foto: Deivison Trindade
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Bahia10.Com.Br
Video
Image by WikimediaImages from Pixabay
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
PM
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo