Nesta sexta-feira, dia 21, comemora-se o Dia Mundial da Poesia, data em que a UNESCO instituiu a celebração, em 1999, para promover a diversidade linguística e estimular a troca cultural.
A poesia é uma das formas mais antigas e ricas de expressão artística, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da empatia, e pode ser uma ferramenta poderosa para despertar o interesse pela leitura entre crianças e adolescentes, mas, infelizmente, o hábito da leitura tem diminuído no Brasil.
De acordo com a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, nos últimos quatro anos o País perdeu 6,7 milhões de leitores, e 53% da população não leu nenhum livro, nem mesmo parcialmente, em 2024. Para reverter esse cenário, é essencial incentivar a leitura desde a infância, garantindo que crianças e jovens tenham acesso a obras que despertem seu interesse e ampliem seus horizontes.
A leitura na primeira infância tem um papel essencial no desenvolvimento cognitivo e na imaginação dos pequenos. ‘Para essa faixa etária, é indicado que os livros possuam ilustrações vibrantes, textos rimados e interatividade, que façam da leitura um momento de diversão e encantamento’, afirma a coordenadora pedagógica do segmento Infantil do Brazilian International School – BIS, de São Paulo, Beatriz Martins.