O primeiro Festival do Queijo Artesanal da Bahia, realizado no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, chegou ao fim neste sábado, dia 21, superando todas as expectativas. Cerca de 12 mil visitantes passaram pelo evento, que bateu recorde de vendas e de público.
Foram comercializadas 4,5 toneladas queijos, além de manteiga, iogurte, entre outros produtos lácteos. O festival, que teve a participação de produtores de diversas regiões do estado, confirmou o potencial dos queijos artesanais baianos e se firmou como um marco para a gastronomia da capital baiana.
Para João Campos, proprietário da Queijaria Licurizal e presidente da Associação Queijo Baiano, o evento foi extraordinário. ‘As vendas superaram nossas expectativas e estamos deixando o festival realizados. Vendemos o equivalente a um trimestre inteiro de produção. Já saímos ansiosos para a próxima edição, que será ainda maior’, disse Campos.
Os queijos, principais estrelas do evento, esgotaram antes do encerramento, evidenciando a enorme procura e o sucesso das vendas. ‘Esta edição foi além de tudo o que imaginávamos’, disse Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública do Governo do Estado.
O Festival do Queijo Artesanal da Bahia foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o apoio das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo (Setur), e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Edição: Tribuna do Recôncavo | Texto: Silvia Costa/ CAR.