O engenheiro turco Orkut Büyükkökten, fundador da rede social que leva seu nome e marcou toda uma geração no Brasil, já anunciou que pretende voltar ao ramo com uma nova rede baseada (mas atualizada) no clássico Orkut. Segundo ele, a nova plataforma será um espaço mais autêntico e saudável para os usuários que as vigentes por aí.
Em visita ao país, Orkut afirmou que planeja contratar profissionais brasileiros para colaborar no projeto. Vale destacar que, competindo com a Índia, que tem uma população muito maior, o Brasil foi o país com o maior número de usuários da pioneira rede social, somando cerca de 30 milhões de usuários ativos nos anos 2000.
Orkut Büyükkökten declarou pretender corrigir os rumos tóxicos que as plataformas contemporâneas, sem citar nomes, tomaram, onde influenciadores, corporações e profissionais de marketing detonaram as interações autênticas entre pessoas comuns e reais. Ele avalia que, em vez de conectar, as redes sociais atuais acabam gerando comparações irreais e impactando negativamente a saúde mental dos usuários, especialmente os mais jovens.
O fundador também revelou que sua nova rede social será fundamentada nas lições aprendidas ao longo de sua trajetória com o Orkut e a Hello Network — que ele criou após o encerramento do Orkut, em 2014.
Fonte: Metro1