A histórica cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, sediou nos dias 10, 11 e 12, a 1ª Festa Literária Internacional (FLINA), tendo como curadora Ana Lúcia dos Santos Soares, administradora do Museu de Nazaré. O evento contou com uma vasta e diversificada Programação, visando promover o fortalecimento, a valorização e o incentivo da cultura, destacando a literatura local que conta também com renomados escritores.
O evento foi realizado em espaços culturais e escolas da cidade onde aconteceram as atividades integrantes da Programação: Lançamento de Livros, participação de artistas plásticos visuais, de editores e suas produções, oficinas de escritas criativa, atrações musicais, exposição de xilogravuras com o artista Luiz Natividade, contação de histórias, recital de poesias, mesas de debate com escritores com temas atuais e diversificados, palhaço brincante, empreendedores culturais dentre outras atrações.
Vários poetas convidados estiveram participando do evento dentre eles: José da Boa Morte, José Carlos Vaz, Adilson Passos, Valdeck de Jesus, Acely Araújo, Carol Miranda, Regina Caciquinho, Maria do Carmo da Silva Santos.
Ao Portal Tribuna do Reconcâvo, a poeta e escritora Maria do Carmo que esteve presente na FLINA, destacou a importância das Festas Literárias, como espaços de resistência da Cultura Literária, onde os escritores se encontram para partilharem e debaterem suas vivências, divulgarem suas produções, fortalecendo a arte literária, incentivando o hábito da leitura e dando visibilidade aos escritores contemporâneos.
Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo