As celebrações do padroeiro de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, começaram nesta quinta-feira, dia 06, com o início do novenário em homenagem ao santo. No próximo dia 15, a paróquia completa 414 anos. Durante nove dias os encontros acontecerão no Centro Paroquial São João Paulo II, às 18h30 de segunda a sexta, e no sábado e domingo às 18h.
A cada noite, um convidado fará a reflexão baseada no tema central “Santo Amaro, coração movido pela caridade” inspirado na primeira Carta de São Paulo aos Coríntios e na Carta Encíclica Deus é Amor, do Papa Bento XVI. O pároco da Igreja Matriz, padre Anastácio Gilberto de Jesus, Santo Amaro de Ipitanga destaca que o santo foi escolhido como padroeiro da cidade em 1608. “As pessoas escolheram o santo devido as suas virtudes da santidade, principalmente por aqueles que recorriam a ele para a cura do corpo e da alma. A fé dele e o desejo de servir a Deus o fez ser seguido por fiéis até hoje no município de Lauro de Freitas”.
As homenagens ao santo e à Igreja Matriz, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), acontecem respeitando os protocolos sanitários para evitar o contágio da gripe e Covid-19. É exigido o uso de máscaras e será disponibilizado álcool em gel.
G1/ Bahia