Morreu aos 83 anos na madrugada deste sábado, dia 27, o ex-prefeito de Itamaraju, no Extremo sul da Bahia, Aluyr Tassizo Carletto. Ele estava internado em São Paulo desde novembro de 2020, após contrair a Covid-19. O corpo será cremado em São Paulo, em cerimônia restrita, seguindo os protocolos de segurança contra o pandemia. Tassizo Carletto, é um ex-madeireiro que veio do Estado do Espírito Santo para a Bahia, na segunda metade da década de 1970, estabelecendo-se inicialmente no município de Guarantiga, com o intuito de seguir na exploração do comércio de madeira.
No ano de 1979, com o seu espírito empreendedor, Tassizo Carletto adquiriu três ônibus da antiga empresa “Expresso Guaratinga” e passou a explorar o ramo de transporte de passageiros. No ano seguinte, adquiriu mais alguns ônibus da “Expresso Itamaraju”, passando a operar nas linhas de Itamaraju para Nova Alegria, Jucuruçú, Cajuita São João da Prata e Guaratinga, ocasião em que o seu empreendimento recebeu o nome de Expresso Brasileiro e também passou a residir com sua família em Itamaraju.
Na décadas seguintes, com o auxílio dos seus filhos a empresa prosperou ainda mais, passando a operar em Eunápolis, Porto Seguro e adquiriu outras linhas da extinta Sulba. Atualmente a empresa, que mudou o seu nome fantasia para Brasileiro, possui mais de 500 funcionários, uma grande frota de ônibus, sendo uma das principais empresas de transporte interurbano do Estado da Bahia.
Tassizo Carletto elegeu-se prefeito de Itamaraju em 2000 e governou por um mandato inteiro. Ele era pai do deputado federal Ronaldo Carletto (PP-BA). O ex-prefeito deixou sua esposa, Marisette, os filhos Ronaldo, Paulo, Leleu, Marisa e Márcia, além de netos. Seu corpo será cremado, em cerimônia restrita aos familiares.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Itamaraju Noticias e Primeiro Jornal