O Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, condenou a decisão do prefeito Herzem Gusmão (MDB) de reabrir o comércio na cidade de Vitória da Conquista em tempo integral, em um esquema de rodízio, em meio à pandemia de coronavírus.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia, nesta segunda-feira (6), Vilas-Boas disse que acha “muito ruim” a medida adotada pela prefeitura do município, que segundo ele, é um dos “principais centros dispersores” da Covid-19 na Bahia, junto a outras cidades como Juazeiro e Feira de Santana.
“Eu acho muito ruim. Eu liguei para o prefeito e infelizmente ele está confiante que vai conseguir colocar máscara em 100% das pessoas que vão estar nas lojas”, lamentou o secretário, que apelou à população que continue em distanciamento social para evitar a rápida disseminação da doença.
Fábio Vilas-Boas lembrou que esta semana é crucial para avaliar o impacto do novo coronavírus no sistema de saúde do estado. De acordo com o secretário, é esperado um aumento significativo do número de casos.
“Eu conclamo à população de Vitória da Conquista a não sair de casa, não vá para as lojas, comércios. Esta semana é uma das mais críticas, os casos vão aumentar numa velocidade muito maior e Vitória da Conquisita é um dos principais centros dispersores de coronavírus na Bahia […] se a população estiver me ouvindo, não vá para a rua, não vá para o comércio”, declarou.
O decreto publicado pela Prefeitura de Vitória da Conquista mantém a suspensão das aulas em instituições privadas e públicas. O comércio vai funcionar em tempo integral, mas as lojas vão revezar o funcionamento, em turnos diferentes, de acordo com esquema previamente definido.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: BNews