O tema da redação da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 realizada nesta terça-feira, dia 12, para os candidatos que perderam a prova em novembro, foi “Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil”.
Para Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovação do SAS Educação, o tema segue o perfil do Enem de trazer um problema social que acontece em todo o Brasil. “A população em situação de rua representa um segmento significativo e frequentemente é marginalizado. É muito importante o Enem ter abordado esse tema porque traz um processo que a gente poderia pensar na reintegração socioeconômica dessa população de rua”, avalia.
O educador ressalta que é um desafio que exige abordagem holística, empática e que é necessário reconhecer a dignidade e o potencial de cada indivíduo e que é possível avançar em direção a uma sociedade mais inclusiva e mais justa. Celedônio destaca que o aluno poderia ter abordado temas como:
- Programas de primeiro emprego e incentivos para contratação;
- Apoio à saúde mental e combate à dependência;
- Programas de capacitação e qualificação profissional;
- Campanhas de conscientização para a mudança de percepção social dessa inclusão ativa.
A reaplicação do Enem ocorre nos dias 12 e 13 de dezembro, mesmas datas da aplicação do Enem PPL, para pessoas privadas de liberdade, em todos os estados e no Distrito Federal. Participam da reaplicação os candidatos que precisaram faltar porque estavam com alguma doença infecciosa prevista no edital ou tiveram algum problema de logística ou foram alocados para fazer o exame em locais distantes por um erro da organização.
Bahia Noticias.