O prefeito de Salvador, Bruno Reis, entregou nesta terça-feira, dia 5, um espaço chamado Lagoa dos Dinossauros. Localizado na Lagoa dos Frades, no bairro do Stiep, próximo ao Centro de Convenções, o novo equipamento traz réplicas de dinossauros e promete ser um local de convivência, pesquisa e lazer com clima de pré-história.
Duas delas são de Tiranossauro Rex, com aproximadamente cinco metros de altura e nove metros de comprimento cada. As demais estão distribuídas em seis réplicas de Velociraptor, duas de Dilofossauro, uma de Dilofossauro Sinensis, uma de Braquiossauro, uma de Pteranodonte e um Anquilossauro. As réplicas emitem som com a aproximação das pessoas, por meio de um sensor de presença e do uso de um aplicativo.
O processo de construção das peças envolveu um estudo sobre como era a anatomia dos dinossauros. Após o estudo e a busca de imagens, os colaboradores da Companhia de Densevolvimento Urbano (Desal) projetaram as imagens em 3D e as retrataram em estruturas metálicas. O passo seguinte foi cobrir essas estruturas esculpindo célula por célula com argila. Depois que as peças foram totalmente cobertas e fibradas, elas foram recortadas dando origem à fibra de vidro que é utilizada como forma final.
A estimativa é que a lagoa ganhe ainda mais esculturas, fruto de recursos provenientes de contrapartidas com o setor privado. A Lagoa dos Dinossauros tem 16.470 m² e o entorno possui espaço de convivência, sanitário, novo mobiliário com jogos de bancos e mesa, banheiro para pessoas com deficiência, pergolado, anfiteatro, acessibilidade e quiosques.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias