Uma tradição de centenas de anos do calendário de festas da Bahia teve de se adaptar aos tempos de coronavírus. Para evitar aglomerações, o cortejo e a lavagem do adro da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, que seriam nesta quinta-feira (14), foram cancelados. Mas a imagem do santo seguiu no carro dos bombeiros, da Igreja da Vitória até a Colina Sagrada, onde foi abençoada pelo padre Edson Menezes, ao som do hino oficial.
“Depois de termos passado por algumas ruas do centro de Salvador conduzindo a imagem, estamos aqui para elevar a nossa prece ao Nosso Senhor do Bonfim, pedindo sua proteção contra o coronavírus”, disse o religioso.
O desfile e as atividades na igreja foram acompanhados pelos fiéis em transmissão nas plataformas digitais. Segundo o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel César Albuquerque, o trajeto da imagem de Nosso Senhor do Bonfim pelas ruas de Salvador transcorreu de forma pacífica e disciplinada. “Não houve aglomerações em nenhum momento e nenhuma ocorrência policial”, disse.
Houve missa às 7h20 desta quinta-feira, e outra as 17 horas. A novena, que prossegue até sábado, acontece às 19 horas. O dia da Festa do Bonfim é o domingo, quando ocorrem missas às 7h30, 9 horas, 10 horas, 15 horas e 17 horas, com transmissão pelo Youtube e web TV.
SETUR