A Bahia segue se destacando pela qualidade da sua produção de queijo e iogurte artesanal. O estado, que teve 36 queijos medalhistas no VI Prêmio Queijo Brasil, no mês de julho, agora foi premiado no Mundial do Queijo de Tours, na França. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), responsável pela articulação junto a outros órgãos governamentais, celebrou a premiação.
No concurso, que é considerado um dos mais importantes do mundo, foram conquistadas 3 medalhas de bronze, uma pelo queijo Coração de Massapê, da Fazenda Licurizal, de Santanópolis, e duas pelos iogurtes de Licuri e Umbu, da Morrinhos Artesanais, de Tanquinho. O concurso, que acontece a cada dois anos, avaliou quesitos como aparência, aromas, sabores, textura e equilíbrio. Mais de 1600 produtos participaram e foram avaliados por 250 jurados.
O queijo Coração de Massapê premiado é produzido por João Campos, que é a terceira geração de queijeiros da sua família. Ele explica que o produto é autoral, produzido de maneira sustentável e sem resíduos químicos, e destaca que esse reconhecimento tem um sabor especial. “Fui agraciado com essa medalha de bronze em um dos concursos mais importantes do mundo em derivados de leite, com um júri pesadíssimo. Então, é um bronze com gosto de ouro, pois é a primeira e única medalha de um queijo baiano no exterior”.
Conceição Mascarenhas, responsável pela fabricação dos iogurtes da Fazenda Morrinhos Artesanais, diz que o resultado atesta a qualidade dos produtos, feitos com polpa das frutas e livres de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais. “É um momento de imensa gratidão para todos nós. Está aí a grande importância do apoio ao pequeno produtor e à agricultura familiar”, disse.
Ascom/SDE
Deixe seu comentário