Na manhã desta quarta-feira, dia 5, uma creche, em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foi alvo de um ataque, deixando quatro crianças mortas e outras cinco feridas.
O ataque aconteceu na creche Cantinho Bom Pastor, que fica na rua dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular. Entre as vítimas fatais, estão os meninos B.C.M., de 5 anos, B.P.C. e E.M.B., ambos de 4 anos, e L.M.T., menina de 7 anos.
Segundo a polícia, um homem de 25 anos, com passagens por porte de drogas, lesão e dano, pulou o muro da creche e iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça. Após a ação, ele se entregou no Batalhão da PM.
Após saber dos ataques, os pais das crianças foram à creche, que, inicialmente, apenas os agentes de segurança entraram no local para o resgate das vítimas, e os sobreviventes foram sendo liberados pouco a pouco. Até às 10h, todas as crianças já tinham sido retiradas da creche e estavam com suas famílias.
O pai de uma das vítimas, relembrou o último momento com o filho. “Hoje chegou pela creche imitando um coelhinho e eu e um amiguinho dele viemos pulando de coelhinho. Vou fazer valer a pena todos os momentos”.
Segundo o delegado-geral, Ulisses Gabriel, a polícia está apurando se há mais envolvidos no crime, e a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática vai apurar se o ataque foi organizado online.
A creche publicou uma nota de pesar nas redes sociais “Estamos desolados com a tragédia ocorrida no dia de hoje no nosso ambiente escolar, sofrendo terrivelmente e sentindo as dores que afeta cada criança, familiar e amigo. Ainda estamos tentando entender o ocorrido, que atinge o que nos é mais sagrado: a integridade das nossas crianças”, diz a nota.
A professora Simone Aparecida Camargo relatou o desespero para tentar salvar os alunos em meio ao ataque, e trancou os bebês no banheiro para salvá-los. De acordo com Simone, no parquinho estava toda a turma do pré, fazendo uma roda de conversa.
Edição: Pietra Dantas – estagiária | Supervisão: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo | Fonte: G1.