O tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), divulgado após a aplicação da prova, na tarde deste domingo, dia 5, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, reflete sobre a invisibilidade do trabalho doméstico, de cozinheiras, diaristas, cuidadoras de idosos, etc.
O assunto foi abordado na revisão do Bernoulli Educação, que teve como base o boletim “Mulher & Trabalho”, divulgado pela Fundação Seade e Dieese, em que revela o aumento da participação feminina no mercado de trabalho, mas que os salários delas correspondem a 75,7% do que os homens recebem pelo desempenho da mesma função.
Por que no mundo contemporâneo, apesar de todos os seus avanços e modernizações, a mulher continua sendo a grande responsável por este tipo de trabalho? Para o professor e supervisor de redação do Bernoulli, Richardson Ventura, o tema coloca as mulheres em pauta, mercado de trabalho e equidade de gênero.
“Verifica-se, no Brasil, que a esmagadora maioria das profissionais que exercem esse tipo de trabalho é do sexo feminino. Isso demonstra uma certa contradição do mundo contemporâneo. Afinal, a mulher já ocupa, há alguns anos, postos no mercado de trabalho, e, ainda assim, ela é a grande responsável por esse trabalho invisível, o trabalho de casa, de lavar, de passar, cozinhar e cuidar da família”, comenta Ventura.
Edição: tribuna do Recôncavo | Informações: Raphael Santana/ Atcom.