O prazo de carência no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foi ampliado de oito para 11 meses, atendendo a pedidos de representantes do setor produtivo. As empresas que desejarem prorrogar a carência da linha do Pronampe devem procurar a respectiva instituição financeira que concedeu o crédito.
A medida foi anunciada nesta terça-feira, dia 09, após a mudança no regulamento do programa ser aprovada pela Assembleia de Cotistas do Fundo de Garantia de Operações (FGO), realizada na segunda-feira, dia 08. Pelas regras do programa, as instituições financeiras que aderiram puderam requerer a garantia do FGO em até 100% do valor da operação.
Criado pela Lei nº 13.999/2020, o Pronampe é administrado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME). Segundo a pasta, o programa liberou R$ 37 bilhões a quase 520 mil micro e pequenos empreendedores. Os recursos puderam ser utilizados para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento.
Bahia.Ba