Equipes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação do Estado (SEC) e da Prefeitura de Heliópolis (BA) estão trabalhando conjuntamente para prestar atendimento à comunidade escolar e às famílias envolvidas, após a morte de quatro jovens, estudantes de uma escola da cidade, na última sexta-feira (18).
Entre as medidas, ficou decidida a continuidade das práticas pedagógicas e o retorno às aulas na rede municipal de ensino, na próxima terça-feira, dia 29 de outubro. Nesse primeiro momento de retomada, serão realizadas atividades para acolhimento e escuta dos alunos e professores. A escola onde aconteceu o ataque segue sem previsão de retorno, somente com atendimento de apoio aos estudantes e profissionais que trabalham na unidade.
Uma equipe multidisciplinar da SEC e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), formada por profissionais de Psicologia e Serviço Social, também está atuando no município, desde que o fato ocorreu. A representante do Ministério da Educação, Sarah Vieira, que já acompanhava o trabalho através de reuniões on line, chegou a Heliópolis, na quarta-feira (23). Sarah é psicóloga e coordenadora do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Unidades Escolares (NRRUE), com experiência em situações de violência extrema nas escolas, e atuou em situações semelhantes no país.
‘Vamos estudar junto, principalmente com a comunidade, como a retomada das escolas vai se dar de maneira segura e sensível ao momento que a comunidade vive. Depois, vamos ter outros desafios, como lidar com os efeitos a médio e longo prazo das reações de luto, das reações ao estresse e, principalmente, com os desdobramentos em termos de saúde mental’, explicou.
A especialista do MEC reforçou, ainda, o caráter coletivo de atuação no momento. ‘O papel do Ministério, nesse momento, é somar esforços, trabalhar como apoio, como um órgão que tem uma visão maior de país que já vem lidando, infelizmente, com essas situações de ataques de violência extrema nas escolas. Queremos ouvir as pessoas do território para traçarmos as melhores estratégias’, destacou.
GOVBA.