A San’mielle Hidromelaria LTDA nasceu a partir de uma tese de doutorado de Samira Maria Peixoto, ao investigar a qualidade do hidromel. A partir daí, ela seguiu o sonho de empreender no nicho do hidromel – também conhecido como ‘bebida dos deuses’. Com apenas dois anos de funcionamento da microempresa, Samira e seu sócio, Carlos Alfredo Lopes, celebram a conquista recente do registro da indústria junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). É o primeiro empreendimento do setor na Bahia a obter a certificação do órgão.
‘Foi o primeiro hidromel a ser elaborado com mel de abelha sem ferrão, a Uruçu. Posteriormente ao meu doutorado, participei de cursos para aprimorar cada vez mais a produção. Embora tenhamos saído na vanguarda com o primeiro hidromel feito com mel de origem Uruçu, nosso carro-chefe é com mel de apis mellifera, a partir de mel cristalizado. O hidromel com abelha sem ferrão vai ser produzido em breve e fará parte de nossas edições especiais. Hoje, oferecemos dois tipos de hidromel: um suave, tradicional com sabor floral, frutado e contendo 7% de álcool. E o envelhecido, que fica em contato com os tipos de carvalho francês, com 8% de álcool’, explica Samira ao lembrar também da sustentabilidade em sua produção.
De acordo com a empresária, os resíduos gerados pela bebida são direcionados para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde cursou doutorado. Os resíduos são analisados por membros do grupo de pesquisa Insecta, que fazem experimentos na parte de alimentação animal.
Benefícios do consumo
Fabricada com água e mel fermentado, o hidromel é uma das bebidas mais antigas consumidas no mundo. Seu consumo agrega benefícios como a absorção de fenólicos e flavonóides – substâncias químicas que ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Eles agem neutralizando os radicais livres, impedindo que causem danos às células e ao DNA. Por isso, é considerada uma bebida funcional e sustentável.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Texto: Rafael Lopes/ Agência Sebrae de Notícias Bahia.