O Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador, trouxe uma amostra significativa da produção científica dos estudantes da Bahia. No Nível 5 da arena, 250 projetos da Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba), representando os 27 Territórios de Identidade do estado, estão em exposição. Com o tema ‘Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade’, o evento segue até o dia 19 de dezembro, celebrando o protagonismo estudantil e a interdisciplinaridade do conhecimento.
Entre os projetos apresentados, está o ‘Jovens Informados, Escolas Sustentáveis: Promovendo Educação Ambiental Através de um Jogo’, orientado pela professora Mayara Mangabeira Medeiros Chaves e desenvolvido pelas estudantes Sabrina de Queiroz Leite, Arielle Porto Silva e Gabriela de Aguiar Souza Almeida do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Odontina Laranjeira de Souza, em Ibotirama, no território Velho Chico (NTE 2).
A iniciativa busca conscientizar sobre a gestão de resíduos sólidos no ambiente escolar através do aplicativo Gaia, que inclui conteúdos educativos, um mapa de pontos de coleta seletiva e um jogo com quizzes sobre educação ambiental e leis ambientalistas. O projeto foi implementado em seis etapas, desde o levantamento de dados sobre hábitos de descarte até a criação do aplicativo. Com o objetivo de inspirar mudanças práticas, as estudantes esperam expandir o projeto.
Outro destaque foi o projeto ‘DoLovenating: aplicativo móvel para conectar pessoas que queiram doar com pessoas que necessitam receber’ um aplicativo que conecta doadores a pessoas em situação de necessidade, promovendo ações sociais na cidade de Feira da Mata desenvolvido pelas estudantes Aline Lopes Firmo, Ludymila Queiroz Rodrigues e Maria Cristina Farias Neres sob a orientação da professora Tereza Cecília Santos da Luz do Colégio Estadual Filomena Pereira Rodrigues – Tempo Integral, localizado em Feira da Mata.