Neste ano, somente nos dois primeiros meses, o Sistema Único de Saúde (SUS) já registrou 24 mil internações de motociclistas vítimas de acidente de trânsito, segundo informações do Ministério da Saúde. Em todo o ano passado, o Brasil registrou 141.792 hospitalizações, alta de 9,3% na comparação com 2022 (129.699 mil casos).
O Brasil é um dos países campeões em acidentes de trânsito e o cenário específico envolvendo motociclistas acompanha o aumento do número de motos nas ruas. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a quantidade de motocicletas nas vias brasileiras passou de 18 milhões, em 2013, para 32 milhões em 2023 – um salto de 78% em dez anos.
Neste mês, a campanha Maio Amarelo reforça a importância de ações para reduzir acidentes de trânsito, problema de saúde pública e que requer ações constantes, frisa o presidente da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico, Dr. Marcelo Tadeu Caiero. “Uma lesão, trauma ou amputação traz graves consequências para a vida das pessoas, como o afastamento do trabalho, muitas vezes por longo período ou por toda a vida, causando um grande impacto econômico, hospitalar, no mercado de trabalho e para a família da vítima”, ressalta.
O especialista lembra que, na moto, o condutor é o próprio para-choque, sendo assim, a maioria dos acidentes resultam em politraumatismo, quando duas ou mais partes do corpo são lesionadas e, dependendo da gravidade, pode deixar sequelas irreversíveis ou levar ao óbito. “Geralmente, o motociclista acidentado sofre fraturas nos membros inferiores e quadril, nos membros superiores, além de lesões na cabeça e no pescoço. Pode ocorrer, ainda, hemorragias causadas por rupturas de grandes vasos e lesões nos órgãos vitais ou por infecções generalizadas decorrentes dos traumas, com alto risco de morte”, fala.
O presidente da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico pontua que o tempo de recuperação de um acidente de moto varia de acordo com a gravidade das lesões. “Pode ser de, ao menos, quatro meses, até anos, com necessidade de cirurgias, fisioterapias e limitação das atividades durante o período. É um processo árduo”, fala.
Ao presenciar um acidente, a primeira ação deve ser ligar imediatamente para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/192) ou Corpo de Bombeiros (193), informando a localização da ocorrência, assim como o estado da vítima. “Sinalizar o local do acidente também se faz necessário e é preciso manter o acidentado imobilizado até a chegada do resgate. Não movimente a pessoa e nem retire o capacete. Somente os socorristas estão autorizados a fazer a remoção da vítima, de acordo com todos os protocolos de primeiros socorros”, destaca Caiero.
O traumatologista salienta que a mensagem da campanha Maio Amarelo, de um trânsito responsável, deve perdurar o ano inteiro. “É preciso cada vez mais conscientizar a sociedade dos prejuízos causados pelos acidentes de trânsito, bem como os órgãos públicos atuarem intensamente na criação e execução de políticas públicas que proporcionem a redução das ocorrências de acidentes, que sobrecarregam os hospitais e geram altos custos no setor saúde”.
Maior incidência
Segundo o Ministério da Saúde, em 2023, o estado de São Paulo ocupou a primeira colocação de internações por acidentes de motociclistas, com 31.273 casos.
Minas Gerais manteve a segunda posição, com 12.725 internações de motociclistas; seguido por Bahia, que contabilizou 10.626 casos; Ceará, com 8.298 acidentes e Rio de Janeiro, com 7.829 hospitalizações.
Na cidade de São Paulo, a Prefeitura implantou 90 quilômetros de faixa azul, exclusivas para motos, demarcadas em dez avenidas. A meta é ampliá-las em 200 quilômetros até o final do ano. A faixa azul não está prevista no Código Nacional de Trânsito e atualmente vem sendo usada como fase de testes.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de janeiro de 2022 a janeiro de 2024, o município de São Paulo contabilizou 15 mil internações envolvendo motociclistas. Na sequência, São José do Rio Preto registrou 2.780 internações; Sorocaba, 2.753; Ribeirão Preto 2.270 internações; e Guarulhos, 2.117.
Fonte: Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (TRAUMA).


Imagem ilustrativa por cloney do Pixabay


Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo 
Crédito: Iara Passos
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay