O Ministério Público Federal (MPF) da Bahia e a Polícia Federal vão investigar um segundo caso em que uma falsa médica teria trabalhado em unidade de saúde de Cruz das Almas, no recôncavo baiano. No mês passado, a Câmara de Vereadores local constatou, por meio de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que alguém usou um registro de outra profissional da área para atuar no Centro de Covi-19 da cidade. Essa pessoa seria responsável por um erro num procedimento de intubação que resultou na morte de um homem em abril deste ano.
Agora, a Secretaria Municipal de Saúde diz ter identificado que uma outra suposta falsa médica esteve ali desde outubro de 2020. De acordo com a pasta, foram encontrados prontuários e evoluções realizados com carimbo e assinatura da médica Nara Djane Barbosa Novais, cujo registro profissional foi emitido em Petrolina (PE). Ao ser contada, a profissional afirma nunca ter ido a Cruz das Almas.
Diante da suspeita de que uma quadrilha venha agindo na região, a Procuradoria do Município registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e enviou notícia-crime ao MPF e à PF. Segundo a Secretaria de Saúde, medidas mais rigorosas para admissão de médicos e também substituição de plantões já foram adotadas para evitar a ocorrência de outros casos.
Metro1