Selecionar ideias inovadoras relacionadas a mandioca e frutas tropicais ou ao desenvolvimento regional é o objetivo do Edital de Inovação Aberta que a Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA).
São três as modalidades de parcerias: de médio e grande porte, de micro e pequeno porte e para Inovação Social. Podem participar empresas, instituições e demais agentes do setor produtivo que tenham interesse em desenvolver soluções tecnológicas em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, por meio dos mecanismos de inovação aberta.
“O objetivo é trabalharmos juntos no desenvolvimento dessas ideias e facilitar a incorporação dessas novas tecnologias às cadeias de valor, afirma o pesquisador Francisco Laranjeira, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Unidade.
Não há restrição quanto ao tipo de ideia a ser proposta, mas há temas prioritários. São eles: Huanglongbing (HLB) dos citros; Fusariose do maracujá; Murcha de Fusarium da bananeira; viroses do mamoeiro; material propagativo de mandioca com qualidade genética e fitossanitária; Fusariose do abacaxi; Tecnologias para mandioca voltadas ao Centro-Sul brasileiro, Tabuleiros Costeiros e Pará; tecnologias para banana voltadas aos polos do Norte de Minas, Bom Jesus da Lapa, Baixo Sul Baiano e Vale do Ribeira; Tecnologias para citros voltadas ao Cinturão Citrícola e Tabuleiros Costeiros; Desenvolvimento de insumos biológicos para fruticultura tropical; Desenvolvimento de insumos biológicos para mandiocultura; Tecnologias Digitais aplicadas à fruticultura e mandiocultura; e Inovações para o desenvolvimento regional do Recôncavo Baiano ou Baixo Sul da Bahia.
A Embrapa Mandioca e Fruticultura vai aportar recursos financeiros de até R$ 400 mil reais ao ano, além de recursos humanos e instalações. A data-limite para submissão de propostas é 30 de maio de 2020. Confira as modalidades, requisitos e contrapartidas no edital disponível em:www.embrapa.br/documents
Mais informações devem ser solicitadas ao e-mail [email protected]
Matéria: Léa Cunha/ ASCOM