Salvador foi a primeira cidade do Nordeste a sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro de VA’A (canoagem polinésia), no sábado (29) e domingo (30). A competição teve como base a moderna Marina da Penha, na Ribeira. Disputada nas categorias V1, V3, V1R e V2R, as provas reuniram 600 atletas, de todo o país, que trouxeram familiares e colaboradores, movimentando a economia da Península Itapagipana.
Já o presidente da Federação Baiana de VA’A, Zeba Vilas Boas, ressaltou que conseguiu, depois de muita luta, trazer o campeonato para Salvador, com a Marina da Penha lotada. Vieram os maiores atletas do Brasil para uma prova muito disputada, porque todos querem garantir vaga no Panamericano e Mundial’, disse.
A infraestrutura náutica foi aprovada pelos competidores. ‘Já competi na Bahia algumas vezes e a escolha dessa marina foi muito boa. O campeonato engrandece ainda mais o local, que ganha maior projeção, sem falar que a disputa é numa das maiores baías do mundo’, elogiou o tetracampeão brasileiro de V1, Robert Almeida, do Mato Grosso do Sul.