Fechados desde março por conta das medidas de restrições contra disseminação da Covid-19, os restaurantes populares de Salvador foram reabertos ao público nesta segunda-feira (5) pela prefeitura. Durante o período de emergência, as 350 refeições, que custavam R$ 1 cada, serão distribuídas de forma gratuita.
Foram reabertas as unidades de São Tomé de Paripe e Pau da Lima, que passam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Desde o início da pandemia, os restaurantes funcionaram como pontos de distribuição de marmitas, sem consumo no local.
Para a reabertura, a gestão municipal estabeleceu protocolos de segurança como medição de temperatura dos funcionários e assistidos. Aqueles com resultado igual ou superior a 37,5°C devem ser direcionados para acompanhamento de saúde adequado. Pessoas que fazem parte do grupo de risco precisam ter atendimento prioritário, para reduzir o tempo de permanência nas filas.
Foi estabelecido também um controle de acesso para assegurar a observância da capacidade máxima de assistidos simultâneos no interior dos restaurantes, que é de 100 pessoas.
Além destas determinações, as equipes dos restaurantes terão que fazer o ordenamento das filas. Na área interna, apenas duas ou quatro pessoas podem sentar por mesa, a depender do tamanho, e estas devem ter 2 m de distância entre as outras. Os assistidos devem permanecer a uma distância mínima de 1m em relação ao balcão de entrega dos alimentos. Os talheres fornecidos aos assistidos são descartáveis.
Bahia Noticias