A Bahia vai receber R$ 17.505 do Ministério da Saúde para reforçar o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades e favelas. De acordo com a pasta, o incentivo financeiro federal tem como objetivo o estímulo para a atualização do cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da Atenção Primária à Saúde, de pessoas que vivem em áreas em situação de vulnerabilidade.
Os recursos são transferidos do Fundo Nacional de Saúde aos municípios e ao Distrito Federal em parcela única e correspondem ao valor per capita de R$ 5,00 para cada pessoa com informação cadastral no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). O programa foi instituído pela Portaria nº 1.444, de 29 de maio de 2020.
Tabela disponibilizada pelo Ministério da Saúde indica que dois municípios baianos serão contemplados, com quatro equipes. Os dados ainda mostram que o recurso disponibilizado ao estado foi calculado com base em uma população de 3.501. Em todo o Brasil serão 77 municípios beneficiados, em 19 estados.
Bahia Noticias