A meteorologia alertou que 2019 terá calor maior do que o normal, com uma média de 31 graus no trimestre dezembro, janeiro e fevereiro. Essa realidade afeta diretamente a rotina do proprietário com sua residência. Uma vez que ela deve apresentar conforto e aconchego.
Sendo assim, a arquiteta do escritório Contraste Arquitetura, Caroline Bahia, ressalta algumas dicas para manter a casa arejada nessa época de calor. A primeira delas é ficar alerta ao tom dos itens colocados pelos ambientes, “os tons mais escuros normalmente são de materiais mais pesados e deixam o ambiente quente, o ideal é retirar os tapetes e almofadas e optar pelos tons claros e tecidos leves”.
Apesar disso, existem móveis que não podem ser trocados, ” caso o sofá seja um desses, vale cobrir com um tecido leve, deixando o local mais fresco. Seda, algodão e linho são dicas para conseguir este resultado”, exemplifica a arquiteta.
A iluminação também é grande item de transmissão de calor, uma opção é escolher lâmpadas de LED, que além de serem mais econômicas, não aquecem o ambiente.
Outro item essencial no calor são as plantas, vale trocar decorativos como bibelôs por elas. Porém, deve-se evitar tamanhos grandes com folhagens pesadas, pois estas colaboram para um local mais abafado.
“Caso sua residência esteja em construção ou reforma, vale evitar pisos cimentados e investir em ventilação cruzada, arborização e cores claras nas paredes”, finaliza Caroline.
Informações: Isabela Treza/ Agência Caro