O 4º Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia começou nesta terça-feira, dia 16, em Salvador. Acampados no Centro Administrativo da Bahia, na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), diversas etnias e lideranças indígenas de várias regiões do estado marcaram presença na cerimônia de abertura do evento.
Organizado pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA), com o apoio do Governo do Estado, os povos indígenas da Bahia seguem acampados até a próxima sexta-feira, dia 29. Durante esses dias, mais de mil indígenas debaterão sobre território, educação, demarcação de terras, conjuntura, direitos e política indigenista no Brasil. O grupo possui representações de diversas comunidades e etnias de todas as regiões do estado.
O coordenador do MUPOIBA, Agnaldo Pataxó Hãhãhãe, abriu evento reafirmando o objetivo do acampamento e a união dos povos indígenas. “Estamos aqui para fazer alianças, debater e propor ações de valorização, reconhecimento e de direitos dos Povos Indígenas da Bahia. Somos um povo com direitos à ocupação, demarcação, acesso à cultura, educação e tantos outros mais. Esse território aqui é nosso, e vamos ocupar para debater nossos direitos”, afirmou a liderança Pataxó.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SSP