Faleceu aos 90 anos nesta sexta-feira, dia 17, em Cruz das Almas (BA) o professor, poeta e político Manoelito Roque Sá. O mesmo começou sua carreira no magistério como professor primário no Prédio Escolar Comendador Themistocles, lecionando ao longo de 30 anos, disciplinas como História do Brasil, Geografia e OSPB, no Colégio Alberto Torres e no Colégio Cruz das Almas. Ele também atuou no MOBRAL, em 1973, ajudando na alfabetização de adultos.
Na política, fundou o Partido Democrata Cristão em 1957 e foi eleito vereador em 1965 e 1966. Manelito foi um cruzalmense adotado e declarado cidadão da cidade em 1997. Nas artes literárias, publicou obras marcantes como Acta e Atos, um relato da história política local, e A Flor Que Me Conspira, com poemas e contos que atravessaram décadas de inspiração.
Fundador da Cadeira 15 na Academia Cruzalmense de Letras, Manelito deixa seu legado na educação, cultura e política de Cruz das Almas. O corpo está sendo velado no Memorial Pax e o sepultamento será às 9 horas da manhã deste sábado, dia 18.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Revista Recôncavo.