A Câmara Municipal realizou na segunda-feira, dia 25, uma sessão solene para marcar as celebrações do Dia da Consciência Negra, instituído como feriado nacional no dia 20 de novembro, para lembrar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo que ficou conhecido como símbolo da resistência da população negra contra a escravização no Brasil.
Realizada todos os anos, a sessão, além de trazer à tona o tema do combate ao racismo e à intolerância religiosa e a busca pela igualdade racial em Santo Antonio de Jesus, também serve para homenagear personalidades consideradas importantes na luta pela população negra do município.
Foram 9 homenageadas que receberam as Medalhas Zumbi dos Palmares e Tereza Santana. Entre eles, o vereador Uberdan Cardoso, que foi condecorado por suas lutas, seja em sala de aula, como professor de História, seja através de seus mandatos legislativos.
Além do edil, também receberam a Medalha Zumbi dos Palmares, a secretária de Cultura, Turismo e Juventude do município, Silvia Brito, o presidente da Câmara de Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Natural da Bahia, Joseval do Espírito Santo Silva Júnior, o esportista Nilton Santos Silva, a assessora parlamentar Mylena de Jesus Costa Silva, o professor Anderson Souza da Silva e o movimento cultural Samba do Zé. Já a Medalha Tereza Santana foi entregue à professora e ativista cultural Radi Oliveira dos Santos e à líder comunitária, Hermelina Maria das Neves Santos, dona Duninha do Andaiá, como é conhecida.
O vereador Uberdan Cardoso que é historiador e professor de História, falou a respeito da importância do Dia da Consciência Negra, mas ressaltou a necessidade de se recontar a história levando em conta o olhar da população negra do Brasil. ‘As instituições como a Câmara, têm um papel fundamental porque a gente precisa trazer o debate para aqui. Esta sessão é pedagógica, ela tem uma função, que a gente reproduza o antirracismo. Isso é letramento racial. As pessoas vão começar entender que é importante a propagação e o respeito às diversidades que temos, inclusive étnico-racial’, destacou.
O presidente Francisco de Assis Lima Damasceno, Chico de Dega, exaltou o fato de a Câmara Municipal realizar um momento para também celebrar a data da Consciência Negra e o compromisso assumido com as causas sociais. ‘Nós trouxemos para dentro da Câmara o debate da cidade, o debate das religiões, o debate da política, o debate do direito do cidadão’, concluiu o presidente.