A Festa Literária de Boipeba (Flipeba) finalizou sua 3ª edição no último sábado (12) com a realização de lançamentos literários, rodas de conversa, teatro, sarau e muita música. A Festa, que teve como tema ‘Histórias Ancestrais: a literatura como ponte entre passado, presente e futuro’, reuniu escritores, estudantes, professores, artistas locais e convidados, além de turistas e moradores do vilarejo. Pela primeira vez, os alunos lançaram uma antologia poética que teve como título o tema central do evento.
A programação foi marcada por rodas de conversa, apresentações de grupos culturais locais como o ‘Axé Bahia’ de capoeira, lançamentos literários, teatro, dança, performance e música. Além disso, a Feira, em parceria com a Bahia Sem Fome, arrecadou alimentos que serão distribuídos entre as famílias mais vulneráveis do local, e promoveu o incentivo à leitura com o sebo do projeto ‘Mar de Livros’ que fez doação de diversos livros na atividade.
Além da ancestralidade, a FLIPEBA também destacou assuntos importantes para o cotidiano da Ilha, uma área de preservação ambiental. Na performance, ‘Soprando Através’, o coreógrafo Matheus Imperial, nativo de Boipeba, trouxe como tema a produção e tratamento do lixo na localidade.
Boipeba, que significa em tupi ‘cobra da cabeça-chata’ (uma referência às tartarugas marinhas do arquipélago), também recebeu a presença de povos originários do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Bahia. Destaque para a discotecagem de Eric Terena e para o show de estreia no Estado de Kaê Guajajara, diva pop indígena.
Também marcaram presença a escritora e atriz Cássia Vale, o roteirista Fil Braz, o poeta Lucas Matos, a escritora e idealizadora do Slam das Minas, Nega Fyah, o jornalista Uran Rodrigues, a escritora e jornalista Valéria Lima, a cantora Danzi, da sambista Rita Barreto, além de representantes de outros municípios e de escritores de todo país.
A FLIPEBA contou com o apoio da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura da Bahia/ Fundação Pedro Calmon, Prefeitura Municipal de Cairu, da Associação de Empresários de Boipeba (ASCOEB). Todas as atividades foram gratuitas.
Texto: Meneson Conceição.