A Coordenação de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil da Bahia (CORE/PCBA) está representando o Brasil no Encontro Internacional de Forças Especiais, realizado no estado de Chihuahua, no México, entre os dias 16 e 26 de agosto.
O policial civil Douglas Pithon é o único representante brasileiro no encontro e se uniu a colegas internacionais para participar de uma série de treinamentos e workshops focados em capacidades humanas, doutrina, armamento, equipamentos e logística específica das Forças Especiais.
O evento, que reúne forças de elite de vários países, como Espanha, Itália, Argentina, França e Estados Unidos, tem como objetivo aprimorar as habilidades operacionais e compartilhar conhecimentos fundamentais para enfrentar ameaças transnacionais e combater cartéis.
A capacitação faz parte do projeto “Sentinela”, uma iniciativa das forças de segurança mexicanas destinada a combater cartéis de drogas e fortalecer a cooperação internacional. As atividades do encontro são divididas em duas fases: a primeira é dedicada à instrução teórica e prática, enquanto a segunda fase se concentra em operações reais na cidade de Juárez, uma área notória por ser um dos principais territórios de atuação dos cartéis de Sinaloa e Juárez.
Ascom/ PC