Os beneficiários da Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), na maioria empregados públicos aposentados da Caixa Econômica Federal, estão mobilizados pelo fim da cobrança de dívidas que não foram pagas pelo banco à Fundação. Nesta terça-feira, dia 5 de setembro, o grupo sairá em manifestação da sede do Sindicato dos Bancários da Bahia, localizado na Avenida Sete de Setembro, em direção à Praça da Piedade, em Salvador.
Já na quinta-feira, 07 de setembro, às 18 horas, eles farão um novo protesto durante a abertura dos Jogos dos Empregados da Caixa, no Clube dos Empregados da Caixa, que fica na Estrada do Coco, em Camaçari, reunindo bancários e aposentados de todo o Nordeste para cobrar o fim do equacionamento. A mobilização está sendo convocada pelo Coletivo EQUALY, juntamente com o Sindicato dos Bancários da Bahia e Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
De acordo com o empregado público aposentado da Caixa e representante do Coletivo Equaly, José Barreto Bittencourt, houve quebra de confiança e os empregados e ex-empregados do banco se sentem desrespeitados com o equacionamento, através do qual a dívida vem sendo cobrada de forma extraordinária sobre o valor recebido pelos aposentados.
“A Caixa Econômica Federal tem uma dívida histórica com a Fundação dos Economiários Federais e, através do equacionamento, o valor vem sendo cobrado dos aposentados com descontos mensais cada vez mais exorbitantes, mas essa conta não é nossa”, defende Barreto, explicando que “o que queremos é que a Caixa pague a dívida, pague as dívidas relacionadas ao contencioso trabalhista e pague também pelos investimentos temerários, de sua inteira responsabilidade”, conclui.
Coletivo Equaly – Formado por um grupo de aposentados da Caixa Econômica Federal que sofrem descontos de até 19% em suas aposentadorias e têm seus direitos dilapidados dia após dia para pagamento das dívidas do banco, o Coletivo Equaly se uniu para exigir respeito aos aposentados e a garantia do direito a um envelhecimento com dignidade e qualidade de vida.
Diante de um futuro incerto, os membros do Grupo Equaly estão mobilizados em defesa do resgate da credibilidade de um dos maiores bancos públicos do mundo frente aos milhares de trabalhadores que o ergueram e cobram ação do Governo, através do Grupo de Trabalho da Previdência Complementar, de forma progressista.
SERVIÇO
O que: Protesto contra o equacionamento de dívidas da CAIXA
Quando: Terça-feira (05/09), às 10 horas
Onde: Sede do Sindicato dos Bancários da Bahia, na Avenida Sete de Setembro, em direção à Praça da Piedade.
Texto: Flávia Maciel.
Deixe seu comentário