As exportações baianas registraram 6,58 bilhões de dólares no primeiro semestre deste ano, percentual 48,4% a mais do que em igual período do ano anterior. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, dia 07, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).
O montante, conforme a pasta, bateu o recorde para o período na série histórica iniciada em 1997. A SEI informou também que os preços continuaram em junho passado, como no semestre. No sexto mês de 2022, o aumento médio dos preços chegou a 25% contra uma queda de 1,13% no volume embarcado. Por conta da alta de preços, as receitas totais do mês fecharam com crescimento de 23,4% na comparação interanual.
Em relação ao desempenho por setor, chamaram a atenção as vendas da indústria de transformação. A área teve alta de 74,4% em junho, situação puxada, sobretudo, pelo refino de petróleo que registrou aumento das vendas em 650% na comparação com o mesmo mês do ano passado. As vendas da indústria extrativa, por sua vez, recuaram 51% no período.
Bahia Noticias