Nesta segunda-feira, dia 21, o dólar fechou cotado a R$ 5,1070, uma queda de 0,64%. Este é o menor valor da moeda norte-americana em quase sete meses e segue em queda, quadro que completa seis semanas consecutivas. A moeda brasileira ostentou o melhor desempenho global, beneficiada pela contínua rotação de fluxos em prol de mercados de juros mais altos, num movimento aparentemente inabalado pela crise geopolítica que envolve a Rússia.
A cotação desta segunda foi a menor desde 29 de julho de 2021, quando chegou ao valor de R$ 5,0795. Com o resultado desta segunda, passou a acumular queda de 3,74% no mês e de 8,39% no ano. Os investidores abriram a semana atentos ao risco de invasão da Ucrânia pela Rússia, após Biden ter dito nos últimos dias que os russos devem entrar no vizinho e alvejar a capital Kiev.
Apesar de o presidente americano ter afirmado que há razões para acreditar que Putin já decidiu por invadir a Ucrânia, a via diplomática permanece aberta entre o Ocidente e a Rússia — e, nas últimas horas, a perspectiva de um encontro entre Biden e Putin ganhou força. Os mercados não operaram nesta segunda-feira nos EUA em razão do feriado do Dia dos Presidentes.
Bahia.Ba