A qualificação do processo de produção dos cafés produzidos pela Cooperativa dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) passou a contar, a partir desta quinta-feira (25), com uma importante ferramenta. Trata-se do Laboratório de Classificação Sensorial de Café, instalado na unidade de beneficiamento da cooperativa, no município de Barra do Choça, inaugurado durante evento, via plataforma digital. A expectativa é de crescimento de mais de 60% na agregação do valor dos produtos da Cooperbac.
Com a chegada do laboratório de classificação sensorial, será realizada a análise e identificação da qualidade do café entregue pelo associado, sendo possível identificar o tipo do café, que pode ser bebida dura, rio ou despolpado. São direcionandos para os clientes interessados em comprar cada tipo específico de café, além de identificar possíveis erros nas etapas do processo de produção, para qualificar ainda mais o produto comercializado pela cooperativa.
A construção do laboratório integra um conjunto de intervenções do Governo do Estado da Bahia, por meio do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. No total, estão sendo aplicados na Cooperbac recursos da ordem de R$ 4,4 milhões, em ações para a melhoria de todo o processo produtivo e escoamento da produção.
A presidente da Cooberbac, Joara de Oliveira, comemorou a conquista da cooperativa e salientou que a expectativa é de crescimento na agregação do valor dos produtos, o que irá potencializar a comercialização da produção: “É mais um sonho que realizamos e que trará um impacto grande para o nosso município, região e estado. Com ferramentas tecnológicas e muita união, avançamos”.
Os cafés da Cooperbac possuem Selo de Identificação de Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF), registrado na embalagem, e geram emprego e renda para mais de 9 mil pessoas, direta e indiretamente, fortalecendo a economia local. O cultivo do café na região é a principal fonte econômica do município de Barra do Choça.
A solenidade virtual foi conduzida pela presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) na Bahia, Regina Dantas, e contou ainda com a participação do presidente Nacional da Unicafes, Vanderley Ziger.
A produção da cooperativa
A unidade de beneficiamento de café da Cooperbac tem capacidade de processamento de 12 toneladas de café por dia, atendendo diretamente a 335 famílias agricultoras produtoras de café. A Cooperbac trabalha com a produção e comercialização de grãos crus e torrados e café a vácuo. Possui quatro marcas de café, desde uma mais popular, o Tia Rege, até o Premium, um café gourmet para consumidores mais exigentes.
Os cuidados com a sustentabilidade estão presentes em todos os processos produtivos, desde a seleção dos grãos, aproveitamento das cascas, para produção de adubo e até o aproveitamento da fumaça das torrefadeiras, que, em vez de ser lançada na atmosfera, volta na forma de calor.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SDR/CAR