O município de Camaçari se tornou, nesta segunda-feira (19), o único da região Nordeste a ter duas praias certificadas com o Selo Bandeira Azul, considerado um dos mais importantes prêmios ecológicos do mundo. Além da renovação do selo em Guarajuba, uma comissão internacional validou as informações do júri nacional e autorizou a prefeitura a instalar uma bandeira na praia de Itacimirim.
Para conseguir essa certificação, são avaliadas a qualidade da água, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. O programa Bandeira Azul é desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos Foundation for Environmental Education (FEE). No Brasil, desde 2005, ele é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE.
Secretária de Turismo de Camaçari, Lucia Bichara disse que os processos de certificações das duas praias começaram em 2017 e que todos os 32 requisitos estabelecidos pela organização foram cumpridos. “Com essas duas certificações, as praias de Camaçari se transformam em vitrine nacional e internacional e, com certeza, vamos atrair ainda mais turistas e investidores para a nossa cidade”.
Lucia Bichara ressaltou que o planejamento elaborado pela prefeitura foi fundamental para a conquista dos selos. “Nós criamos um projeto, o Costa de Camaçari, que envolveu toda a comunidade e deu identidade às nossas praias. Através do projeto, conscientizamos a população sobre a importância histórica, ecológica e econômica das praias para o desenvolvimento do nosso município, além da geração de emprego e renda. Afinal, toda a cadeia turística ganha com as certificações”.
Segundo a secretária de Turismo, em todo o Brasil, há apenas 18 praias que podem ostentar o Selo Bandeira Azul. “Do total, duas estão em Camaçari, o que dá ainda mais importância às ações realizadas pela Prefeitura”. Lucia Bichara disse ainda que a administração municipal já iniciou os trabalhos para tentar certificar mais uma praia de Camaçari. “Iniciamos o levantamento da Praia Aldeia Hippie, em Arembepe, que, ao nosso ver, preenche os requisitos para ser contemplada também”, afirmou Lucia Bichara.
Bahia Noticias