“Chegou a patroa, não desço do salto…”. Depois de uma bronca dada por Anitta em seu Instagram e do apelo público nas redes sociais, o Google alterou a definição da palavra patroa em seu dicionário.
Se antes, o navegador indicava a palavra como “mulher do patrão”, agora, após a chamada da funkeira, o Google, por meio do Oxford Languages, define ‘patroa’ como: “proprietária ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregadora. Por extensão: a chefe de uma repartição pública”.
A palavra, que já era usada no vocabulário brasileiro, teve seu uso intensificado após memes com a funkeira viralizarem na web. Em resposta, o Google afirmou que as definições precisavam ser licenciadas pelo Oxford.
“Quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na Busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, neste caso da Oxford Languages”, explicava o comunicado do Google recebido pela Quem.
Redação: Bahia.Ba | Informações: Quem