As exportações baianas cresceram 1% em julho no comparativo com o mesmo mês de 2019. Os embarques ao exterior totalizaram US$ 652,8 milhões, segundo informou a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). No acumulado do ano, há ainda queda em comparativo aos sete primeiros meses de 2019 (-5%).As vendas externas de janeiro a julho atingiram o montante de US$ 4,31 bilhões.
Na avaliação da SEI, a recuperação no mês passado está relacionada à resposta rápida da China – importante comprador de produtos baianos -, da variação cambial e do aumento da demanda global por commodities. Em quantidade, os embarques de produtos baianos cresceram 58,5% em julho e 40,6% nos sete meses de 2020 em relação a igual período do ano anterior.
A expansão ocorreo principalmente de produtos, básicos como soja, celulose, minerais, petróleo e algodão. Nas importações, a queda na movimentação com o exterior foi aprofundada – recuo de 66%, em relação a igual mês do ano passado. “Reflexo de uma crise sem precedentes, a queda forte das importações no período deve se manter nos próximos meses, mesmo que não se repita em igual magnitude”, prevê a SEI.
Bahia.Ba