O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu cooperação para elaborar políticas de preservação ao meio ambiente. Isso porque, apesar de preservar seus recursos naturais e seus povos indígenas, o país tem dimensões continentais. As declarações foram feitas nesta segunda-feira, dia 13, durante reunião virtual da Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE).
“O Brasil sabe da importância do crescimento sustentável do ponto fiscal e ambiental. O Brasil é um país que alimenta o mundo preservando o meio ambiente. Se há excessos e se há erros, corrigiremos”, afirmou.
O governo federal tem sido pressionado por empresários e investidores para combater o desmatamento da Amazônia. Dados do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o desmatamento na Amazônia cresceu 10% em junho, em comparação ao mesmo mês de 2019, e atingiu o maior valor de km² destruídos – mais de 1.000 km².
Também em junho, o Inpe registrou o pior índice de queimadas na Amazônia desde 2007. Números consolidados indicaram 2.248 focos de incêndio naquele mês. O resultado representa aumento de 19,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
Redação: Bahia.Ba | Informações: G1