Diante da grande procura no comércio por produtos de limpeza e desinfecção, muitas pessoas têm recorrido a receitas caseiras para ajudar nesta tarefa e evitar de pagar preços abusivos.
Mas, é importante redobrarmos os cuidados, pois há combinações químicas que, além de não serem eficazes, podem até mesmo causar alergias, manchas etc.
Patrícia Antônio M. Freitas, Dra. Professora de Engenharia Química do Instituto Mauá de Tecnologia, está à disposição para esclarecer e demonstrar em laboratório algumas situações que são consideradas mitos e verdades, tais como:
Verdade
Os produtos recomendados pelo Ministério da Saúde para a higienização, baseadas em pesquisa científica atualizadas, demonstram a eficácia do uso de álcool 70% em gel ou álcool 70%.
Mito
O vinagre, nome comercial do ácido acético, é um ácido fraco e não irá desinfetar as mãos da população e nem combater o vírus. Esse ácido é pouco eficaz na desnaturação de proteínas. O vírus é revestido com uma camada de gordura que dissolve em contato com sabão ou álcool, causando a morte.
Sobre o autor:
Patrícia Antônio M. Freitas – Engenheira Química, Mestre em Química, Doutora em Química na área de concentração Química Analítica e Professora Titular do Instituto Mauá de Tecnologia.
Matéria: Rodrigo Santos/ Leonardo Estavale/ RPMA Comunicação