O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou neste domingo, dia 09, que a equipe econômica está “absolutamente tranquila e confiante” de que o Brasil vai escapar da onda global de desaceleração nos mercados e vai voltar a crescer. Nesta manhã, a nova crise internacional do petróleo e os temores por causa do coronavírus levaram à alta do dólar e à queda da Bolsa.
“Estamos absolutamente tranquilos e confiantes de que a democracia brasileira vai reagir transformando essa crise em avanço das reformas, em mais crescimento e mais empregos. E, enquanto o mundo desce, o Brasil vai começar a reaceleração do crescimento”, afirmou Paulo Guedes na chegada ao Ministério da Economia, segundo o Correio Braziliense.
Segundo Guedes, a economia mundial já estava em desaceleração, antes mesmo das crises do coronavírus e do petróleo.
“O coronavírus acelerou a pandemia que acelerou a queda da economia mundial. Já o Brasil está ao contrário”, afirmou o ministro, que também voltou a dizer que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2019 foi positivo, mesmo criticado pelo mercado. Ainda de acordo com o ministro, a aprovação das reformas econômicas pode fazer com que o país cresça. “O Brasil tem uma dinâmica própria de crescimento. Se fizermos as coisas certas, o Brasil reacelera”, afirmou.
Metro1