O senador Fabiano Contarato (Rede) votou pela rejeição do projeto do baiano Angelo Coronel (PSD), que propôs, no Senado, a extinção do percentual mínimo de vagas para candidaturas femininas nas eleições. A matéria foi alvo de críticas da base do parlamentar na Bahia.
O voto contrário do relator do texto aconteceu na última quinta-feira (14) no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ameaça a projeto de Coronel. Se quiser continuar com a tramitação da sua ideia, Coronel precisará tentar derrubar o voto contrário do relator, conquistando apoio no plenário do Senado.
O ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) argumenta que a cota feminina no pleito eleitoral se mostrou ineficiente nas últimas eleições e favoreceu o fomento de candidaturas laranjas. Ao votar pela rejeição do projeto de Coronel, o senador Fabiano Contarato citou a ex-vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada no último ano no Rio De Janeiro.
“Precisamos, ademais, pensar no quanto foi importante a Lei de Cotas para inspirar candidaturas como a da vereadora carioca Marielle Franco, a quem prestamos homenagem no transcurso de um ano de seu brutal assassinato juntamente com o motorista Anderson Gomes”, destacou Contarato.
Editado por Tribuna do Recôncavo | Fonte: Bahia Noticias