A primeira sessão do ano da Câmara de Vereadores de Amargosa-BA, na noite desta quinta-feira (07/02), foi marcada com polêmica. Após 45 dias de recesso a sessão foi iniciada e encerrada em seguida por falta de quorum, e por conta disso o que estava previsto na pauta não aconteceu.
Conforme prevê o Regimento Interno da Câmara, as pautas da primeira sessão do 1º Período Legislativo referente ao ano de 2019 seriam a apresentação da mensagem do prefeito Júlio Pinheiro, e instalações das comissões permanentes da Câmara Municipal, no entanto, a sessão não aconteceu.
Seis vereadores estiveram presentes, foram eles: a vereadora Viviane Santana, e os vereadores Xuxa, Charuto, Oldaque Maia, Diego Merces e Val Cintra, todos fazem oposição ao executivo municipal. Dos treze vereadores, 7 faltaram, foram eles: o presidente Marcos Sampaio, Madeira, Vera do Fórum, Zé Vaz, Paulinho Rocha, Miguel Silva e Paulo Leite.
A sessão chegou a ser iniciada, presidida pelo vereador Oldaque Maia, porém logo em seguida foi encerrada. Alguns vereadores informaram que há a suspeita de que houve uma manobra política para que a votação das comissões não acontecesse. “Isso é um absurdo, a sessão foi boicotada”, disse o vereador Xuxa.
“Eu acho uma falta de respeito, a realização da sessão foi divulgada em carro de som, nas redes sociais, e simplesmente vários vereadores, inclusive o prefeito e o presidente desta casa, faltaram à sessão”, disse o vereador Charuto.
“Fiquei surpresa ao chegar na primeira sessão do ano, e simplesmente não acontecer por falta de vereadores”, disse a vereadora Viviane Santana.
O Prefeito Júlio pinheiro falou não compareceu porque a sessão não ocorreu. “A mensagem estava pronta e eu também estava pronto para ir. Estava esperando minha assessoria informar o início da sessão para me deslocar até o plenário da câmara. Mas fui informado que não haveria. Assim que for informado da próxima data estarei presente como faço todos os anos” informou o Prefeito.
O Presidente da Câmara, Marquinhos da Saúde, também falou que não compareceu após receber a informação de que vários vereadores faltariam a sessão.
Editado por Tribuna do Recôncavo | Reportagem e redação: Amargosa News