Prefeitos de nove municípios do médio e baixo Rio das Contas, na Bahia, decidiram pela criação do Conselho Deliberativo e Consultivo de Gestão e Acompanhamento da Barragem de Rejeitos de Mirabela, nesta segunda-feira (28).
A reunião em Barra do Rocha definiu que o órgão permanente deverá acompanhar questões de segurança da barragem, que vem sendo questionada pela população ribeirinha, notadamente as comunidades à jusante da mineração de níquel no município de Itagibá.
Um acordo também foi selado para que a prefeitura de Itagibá só renove o Alvará de Funcionamento da Mina Santa Rita depois que o recém-criado conselho receba todos os laudos dos órgãos fiscalizadores do estado dando conta de que a Barragem de Rejeitos não ofereça qualquer risco de rompimento.
Participaram do encontro representantes dos municípios de Barra do Rocha, Itagibá, Ipiaú, Ubatã, Ubaitaba, Aurelino Leal, Itagibá, Gongogi e Itacaré, além de ambientalistas e lideranças territoriais. Os prefeitos ainda decidiram encaminhar uma carta aberta ao governador Rui Costa, explicitando a preocupação dos municípios ribeirinhos e pedindo providências que tranquilizem as comunidades.
Fonte: Giro Ipiaú | Redação: Bahia Noticias