Um grupo formado por representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Justiça, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social realizou, na sexta-feira (04/01), o ato de entrega oficial das terras cedidas pelo Governo do Estado aos indígenas da etnia Payayá, na Estação Experimental, localizada no município de Utinga, no Território de Identidade Chapada Diamantina.
A concessão de mais de 45 hectares de terra foi viabilizada por meio do Acordo de Cooperação para a Sustentabilidade e a Promoção ao Etnodesenvolvimento dos Payayás, firmado entre o Movimento Associativo Indígena Payayá e a SDR, em conjunto com a SJDHDS e a Secretaria da Administração (Saeb), no mês de dezembro de 2018. O objetivo é promover o desenvolvimento de atividades produtivas que assegurem a sustentabilidade de famílias da etnia Payayá.
Questões como o reconhecimento, pertencimento e a valorização da etnia, história e cultura indígena Payayá, preservação do meio ambiente, recuperação do Rio Utinga, que possui um dos cinco maiores volumes de água de nascentes do mundo, foram abordadas durante a roda de conversa realizada na Estação Experimental.
De acordo com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, a entrega é uma prova da preocupação do Governo do Estado com o resgate e fortalecimento da identidade do povo baiano. “Além de fortalecer o pertencimento e reconhecimento, essa terra possibilita aos índios da etnia Payayá a organização produtiva. Nosso desejo é que, em breve, esta área, localizada às margens do rio Utinga, venha a se tornar uma referência em produção e proteção ambiental”, afirmou.
Retorno histórico
O secretário da SJDHDS, César Lisboa, apresentou um panorama sobre a implantação de políticas públicas no estado direcionadas ao segmento indígena. “O Governo do Estado, a partir de 2007, construiu as primeiras políticas públicas para os povos indígenas na Bahia. Políticas públicas para fortalecer a representação dos 22 povos indígenas presentes em nosso estado. Esse é segundo caso que estamos trabalhando com a disponibilização de terra pública estadual, e aqui tem um aspecto representativo, pois os registros históricos apontam que nessa região existiu mais índios da etnia Payayás. A gente está fazendo um resgate histórico que era necessário ser feito”, disse.
De acordo com o Cacique Juvenal Teodoro Payayá, o recebimento dos hectares de terra é uma forma de dar continuidade à representatividade histórica da etnia. “A etnia Payayá foi desmembrada, pois nosso território começava na região de Cachoeira e terminava no Rio São Francisco. Depois de séculos de dispersão dos indígenas, este aqui é o primeiro espaço que nós conquistamos com o reconhecimento dos poderes público e de todos os payayás, representando o retorno à nossa terra original”, revelou.
Convênio e visita
A programação incluiu ainda com a assinatura de um convênio entre o Movimento Associativo Indígena Payayá e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR). O documento prevê a contratação de um consultor individual para a elaboração e acompanhamento do plano de negócio, além de Cooperação Técnica, Operacional e Financeira da associação, com valor de investimentos da ordem de R$ 166,8 mil, no âmbito do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR.
Durante o evento, o grupo conheceu a nascente do rio Utinga, em terras indígenas Payayás, e também reuniu-se na sede da Prefeitura Municipal com o objetivo de discutir a utilização da Estação Experimental na implantação de cursos de nível superior, além de outras ações que viabilizem o aproveitamento do potencial da unidade.
A iniciativa teve a participação de representantes da SDR, SJDHDS, do poder executivo e legislativo do município de Utinga, Wagner e Morro do Chapéu, de movimentos sociais, Colegiado Territorial, cooperativas, instituições de ensino e pesquisa e líderes da Igreja Católica.
Fonte: Ascom/SDR




Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay 
Imagem ilustrativa de Ray_Shrewsberry por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Juraj Varga do Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1
Video
Foto: Antônio Augusto/ Secom/ TSE
Crédito da foto: @daniloandrefilmes @workvisuals-17
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
O fundo opera como um seguro para investimentos e depósitos no sistema bancário brasileiro. Caso uma instituição financeira seja encerrada, ele garante até R$ 250 mil investido, por cliente, em cada entidade.
Arquivo Pessoal
Foto: Fred Pontes
Foto: Divulgação
Foto: Wuiga Rubini/Ascom GovBa
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil 

Foto: Fred Pontes
Arquivo Pessoal
Internauta do Tribuna do Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de x3 por Pixabay
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Lucas Rosário/Ascom SecultBA
Foto: Reprodução/ Video
Foto: PC
Foto: Carolina Passo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Otávio Santos
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Hillary Fonseca - Ascom CES-BA
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de slightly_different por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PC
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: PC
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Bianca Fraga
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Gabriel Cunha
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Eliene e Ditinho | Foto: Divulgação
Foto: Carol Sebastião
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Reprodução: Youtube Macaco Gordo
Imagem ilustrativa de Danny See Chuan Seng por Pixabay
Imagem de Elf-Moondance por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by Hilary Clark from Pixabay
Foto: Geraldo Carvalho
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Foto: Claudio Lima
Foto: Fred Pontes
Foto: Cleomário Alves