Com o ano novo, os planos para os próximos 12 meses começam a ser construídos. E claro que não podemos esquecer do tão desejado equilíbrio dos orçamentos familiar e pessoal. Mas será mesmo possível manter o orçamento no azul?
Segundo a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, Barbara Barbosa Cabral, com planejamento, inteligência emocional e um pouquinho de esforço, é possível sim equilibrar as despesas, ter o nome limpo na praça e ainda economizar para o futuro.
“Apesar da questão financeira ser uma grande preocupação da maioria dos brasileiros, poucos, de fato, fazem um controle adequado da sua renda disponível ou se preocupam em manter uma reserva para emergências e investimentos, e a falta desse lastro financeiro acaba gerando o indesejado endividamento. Mas seguindo algumas dicas e tendo disciplina, é possível sim manter as finanças no azul, e o início de ano é uma ótima oportunidade para iniciar novos hábitos financeiros”, aponta Barbara.
A seguir, a especialista dá dicas de como economizar:
1 — Identifique suas receitas e despesas
Os números nunca mentem, e o primeiro passo para ter o controle das finanças pessoais é colocar na ponta do lápis todas as suas receitas e despesas. Para esta tarefa, vale tanto usar uma planilha no computador, um livro caixa ou as várias opções de aplicativos disponíveis para celulares.
Importante definir com clareza quais são os gastos fixos (aluguel, financiamentos, prestações de compras, transporte, plano de saúde, educação, contas de água, luz e telefonia; além das compras do mês no supermercado e comida delivery), quais são os gastos variáveis (idas a cinemas e museus, ou saídas para bares e restaurantes) e ainda prever um valor para gastos extraordinários, como a compra de remédios, por exemplo.
Ao listar todos os seus gastos, desde as pequenas compras até as mais caras, será possível ter uma visão ampla da utilização da renda disponível e de posse dessas informações virá o entendimento dos gastos supérfluos em bens e serviços que são os principais vilões para quem deseja criar a sua reserva financeira.
2 — Pague as contas em dia ou negocie a sua dívida
Nada de receber o salário e procrastinar o pagamento das suas contas. Sabe as brincadeiras que são compartilhadas na internet de que o dinheiro mal descansa na conta? É melhor mesmo que ele não fique parado! Os juros de atrasos dos pagamentos, mesmo que sejam baixos, fazem diferença no final do mês!
Já para quem está com o orçamento em desequilíbrio, é interessante renegociar as dívidas. Os juros do cartão de crédito, por exemplo, costumam ser maiores do que os juros de um empréstimo pessoal. Então, faz mais sentido quitar o rotativo com dinheiro emprestado pelo banco, pagando a dívida diluída em forma de empréstimo.
Outra boa dica é sempre pesquisar antes de efetuar uma compra, pelo menos três cotações diferentes, e optar por fornecedores de serviços que ofereçam vantagens ou valores menores. Vale pesquisar qual empresa de telefonia oferece o melhor plano, e até mesmo qual academia tem mais vantagens para fidelizar o cliente.
3 — Repense seus gastos
Você precisa comprar cinco camisetas ou sapatos novos? Aquele eletrodoméstico ou objeto para a sua casa é realmente importante? É necessário aceitar todos os convites dos seus amigos para ir ao barzinho? Por que em vez de almoçar todos os dias fora, você não leva aquela deliciosa comida caseira para o trabalho?
Pequenos gastos que individualmente poderiam parecer inofensivos quando somados aumentam consideravelmente uma dívida previamente construída. É preciso sempre levar em consideração que um incremento na dívida financeira sempre será acrescido dos juros.
Se for indispensável comprar algum produto ou serviço, pesquise qual empresa tem o melhor preço, ou ainda se é possível receber cashback, uma porcentagem de dinheiro de volta. Buscar por programas de pontos ou descontos à vista também são boas saídas para economizar.
4 — Planeje compras, investimentos e gastos importantes
O planejamento é a chave do sucesso para poupar dinheiro. É bem mais fácil cortar um gasto para usar o dinheiro na realização de um sonho, como por exemplo comprar a casa própria, um carro novo, ou ainda fazer aquela super viagem de férias. Ter certeza do que realmente é importante para você também vai te ajudar a fazer escolhas e cortes no orçamento.
5 — Tenha uma reserva para emergências
A gente nunca sabe quando vai ter um imprevisto. A perda de um emprego, o carro que bateu, um amigo ou familiar que está em situação delicada e precisa de ajuda, e até mesmo um caso de doença inesperada.
Por isso, é importante ter uma reserva para emergências. Se você perdesse o emprego hoje, ou se tivesse que fechar o seu negócio, teria dinheiro para passar quantos meses tranquilo, sem preocupações? O ideal é ter guardado valores referentes ao total das suas contas mensais de três a seis meses.
6 — Se sobrar dinheiro, invista
Sobrou um dinheirinho? Então invista esse excedente para o futuro próximo e para a aposentadoria! Muita gente acha que investir necessariamente significa guardar grandes quantias, mas você pode começar com pouco, e ir aumentando os investimentos com o passar do tempo. O importante é começar! Não deu para guardar dinheiro em determinado mês? Compense no próximo! A constância é o segredo para alcançar o objetivo final a longo prazo.
Para quem é mais “tradicional”, a poupança é um bom e velho conhecido para depositar as economias. Já para quem é mais “ousado”, por que não investir em ações do mercado financeiro? Há diversas opções de investimentos, seja para quem quer arriscar pouco, com rendas previsíveis; seja para quem prefere ter retornos maiores, correndo mais riscos.
Fontes: Anhanguera e Kroton


Imagem de Steve Buissinne do Pixabay


Foto: Paulo Cesar Amaral 
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo