Com o tema MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE ONTEM E DE HOJE, acontece na cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, nesse fim de semana, de 1º a 3, a FLINA – Festa Literária Internacional. O evento é uma iniciativa do Museu de Nazaré, tendo como curadora Ana Lúcia dos Santos Soares, que junto com colaboradores e apoiadores estarão realizando a segunda edição da FLINA, fomentando a interação da Literatura com outras linguagens artísticas, promovendo o diálogo entre o local e o global, o erudito e o popular, permeando a aproximação entre leitores e escritores.
Com uma vasta e diversificada Programação, a FLINA congregará escritores, poetas, jornalistas, pesquisadores, professores e estudantes que estarão interagindo com o público presente através de palestras, oficinas temáticas, declamação de poesias, encenações teatrais, conferências, shows musicais e outras atrações. Atividades como visitação ao Museu, exposição de livros e de artesanato, capoeira, culinária local, cultura religiosa e afro-brasileira e artes plásticas estarão integradas ao evento.
Constará também na programação homenagens as Instituições de Educação reconhecidas pelo relevante serviço prestado a comunidade nazarena: Escola Normal de Nazaré que completaria 90 anos de fundação, prestando homenagem póstuma a educadora Guiomar Muniz Pereira e o CECOE – Centro Educacional Comunitário Evangélico que completa 25 anos de existência, sendo homenageado o Pastor Tácito Pacheco Maia, presidente da Instituição.
A FLINA conta com um espaço exclusivo para o público infantil, a FLININHA, onde serão realizadas atividades diversificadas: contação de histórias em Português e Inglês, músicas, brincadeiras, oficina de escrita criativa, histórias cantadas, performances, meditação de palhaço, dentre outras atrações.
A curadora da FLINA, Ana Lúcia Soares ressalta que “as Festas Literárias vem sendo uma forma de valorizar o Livro e incentivar o surgimento de novos leitores e escritores, interligando a Literatura com outras linguagens artísticas.” Ana Lúcia convida os escritores, leitores, artistas, estudantes, professores e a população em geral para participarem deste evento que agrega a diversidade cultural local, regional, nacional e internacional e informa que em breve estará divulgando a Programação.
Sobre Ana Lúcia dos Santos Soares é nazarena, Professora aposentada, Pedagoga, Pós-graduada em Psicopedagogia Escolar, Gestão do Trabalho Pedagógico e Coordenação Pedagógica. É escritora e poeta, autora do livro CINEMA RIO BRANCO REMINISCÊNCIAS DE UM PASSADO HISTÓRICO que conta a trajetória de um dos cinemas mais antigos em funcionamento, localizado em Nazaré-BA, fundadora do MUSEU DE NAZARÉ (2019) para preservar a história local, da região circunvizinha e de outros locais e idealizadora da Festa Literária Internacional de Nazaré.
Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo.