Em Valença, no Baixo Sul da Bahia, representantes da Santa Casa e da gestão municipal da cidade, se reuniram na tade desta quarta-feira, dia 18, para unirem forças para o desenvolvimento de um plano de contingência para ações e prevenções relacionadas à pandemia do Coronavírus – COVID-19. A reunião projetou o cenário de possíveis casos na cidade, visando definir o trâmite de encaminhamento do paciente desde a chegada na atenção básica até o encaminhamento à Santa Casa, caso desenvolva sintomas mais graves da doença.
Diretor médico da unidade, Ricardo Fonseca comentou que a intenção é prever um cenário de pacientes com o coronavírus em Valença, e elaborar estratégias: “A importância da reunião foi definir o que cada parte vai fazer neste cenário. A Santa Casa de Valença vai ficar com a demanda hospitalar, atendendo um protocolo que determina que o indivíduo que evolua para um caso mais grave e tenha complicações respiratórias, nós estaremos preparados para receber na nossa unidade”.
O plano de contingência prevê ainda a criação de um comitê com representantes de cada unidade de saúde de Valença, que semanalmente vão discutir e reavaliar os fluxos relacionados ao coronavírus. “Essa ação nos coloca um passo à frente na prevenção do problema. O nosso objetivo é estarmos preparados e termos sucesso no combate ao vírus, no caso de confirmar pacientes com COVID-19 na cidade”, destaca Marcelo Cabral, provedor da Santa Casa.
Ascom