Após a recomendação do Ministério Público da Bahia pelo fechamento do comércio na cidade de Valença (BA), a Prefeitura Municipal publicou um decreto nesta sexta-feira, dia 5, suspendendo por 7 dias o funcionamento de estabelecimentos comerciais caracterizados como não essenciais.
De 8 a 14 de junho, apenas farmácias, drogarias, funerária e postos de combustíveis poderão abrir todos os dias das 8h às 22h. Outros estabelecimentos, como supermercados, açougues, padarias, distribuidoras de água e de gás, estarão liberados para funcionar apenas na segunda, terça, quarta e sexta das 8h às 18h, além de sábado das 8h às 14h.
O comércio de ambulantes também estará proibido até 14 de junho, independentemente da mercadoria. Por outro lado, o decreto municipal estabelece que o serviço de entrega a domicílio, mais conhecido como “delivery”, será incentivado no período, desde que sejam utilizados equipamentos de proteção e máscara. Agências bancárias, casas lotéricas e Correios poderão funcionar normalmente.
A prefeitura também estabelece que, nos estabelecimentos que poderão abrir, será obrigatória a disponibilização de álcool gel 70%, além distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.
OUTRAS MEDIDAS
O decreto ainda determina outras medidas, como a suspensão do transporte rodoviário e hidroviário, a manutenção do toque de recolher entre 20h e 5h, a prorrogação da paralisação das aulas em escolas e faculdades e a proibição de quaisquer eventos que reúnam três ou mais pessoas.
Valença possui 129 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, sendo que 30 foram registrados apenas nesta sexta-feira (5).
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias