A Prefeitura de Uruçuca, no Sul da Bahia, decidiu decretar lockdown, medida que consiste no fechamento total de atividades comerciais, serviços não-essenciais e proibição da circulação de pessoas. O decreto, publicado pelo prefeito Moacyr Leite Júnior, entra em vigor na quinta-feira, dia 11, e será mantida por cinco dias, até a segunda-feira seguinte, dia 15.
Durante o período de lockdown a circulação de pessoas em Uruçuca será permitida apenas para aquisição de medicamentos e produtos médico-hospitalares; comparecimento, próprio ou de uma pessoa como acompanhante, a consultas ou realização de exames médico-hospitalares, nos casos de problemas de saúde; e realização de trabalho, nos serviços e atividades consideradas essenciais.
Os estabelecimentos autorizados a funcionar são supermercados, farmácias, padarias e lanchonetes e pizzarias, sendo essa última categoria apenas no sistema de delivery. Para pessoas físicas, MEI, ME e EPP’s, a multa diária por descumprimento será de R$ 150. Já as pessoas jurídicas estão sujeitas à multa diária no valor de R$ 15 mil. Em ambos os casos, quando houver reincidência, o valor será duplicado.
Com 132 casos e 11 óbitos por Covid-19, Uruçuca é o município baiano que possui a terceira maior taxa de incidência da doença por 1 milhão de habitantes.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias